Sintomas, causas e tratamentos da cárie dental
A cárie consiste na desmineralização da estrutura dental causado pelos ácidos formados pelas bactérias que estão na placa dental.
Quais são as causas da cárie?
A cárie dental é uma doença que causa desmineralização da estrutura dental quando a placa não é eliminada completamente com a escovação e o fio dental. As bactérias da placa produzem ácidos que atacam/desmineralizam o esmalte e criam pequenas cavidades nos dentes chamadas de lesões da cárie. Se não for feito o tratamento adequado, com o tempo as lesões podem progredir e destruir por completo o dente.
As principais causas da cárie são os alimentos açucarados e pegajosos, juntamente com a má higiene bucal. É importante entender as causas para que sejam utilizados os métodos apropriados para cuidar dos dentes e da saúde.
Sinais e sintomas da cárie dental
O tratamento mais comum e efetivo para combater a cárie é a restauraçao da lesão (cavidade), e a orientação adequada da higiene e dieta. Portanto, se apresentar sinais de cárie, é muito importante visitar o dentista imediatamente para receber o tratamento adequado.
Prevenir é sempre melhor. O uso de produtos que contenham flúor pode ajudar a prevenir a cárie. O flúor penetra na estrutura dental tornando esta mais resistente à desmineralização e portanto, mais resistente á cárie dental.
Como tratar e prevenir a cárie?
A forma mais imediata para tratar a cárie é consultar seu dentista para que ele possa orientá-lo e tratar todas as lesões da cárie.
Algumas medidas devem ser tomadas para prevenir a cárie dental:
- Evitar, ou pelo menos minimizar o consumo de alimentos açucarados e pegajosos.
- Escovar os dentes regularmente com creme dental com flúor. O flúor ajuda a prevenir a cárie pois torna o dente mais resistente ao processo de remineralização.
- Usar diariamente o fio dental para eliminar a placa e partículas de alimentos nos espaços entre os dentes.
Como proteger as crianças da cárie?
1. Para prevenir a cárie em crianças, devemos ensiná-las e ajudá-las a ter hábitos de higiene bucal adequados. Consulte seu dentista para determinar quando a criança pode começar a utilizar o creme dental com flúor.
2. Procure iniciar as visitas ao dentista já no primeiro ano de vida.. Visite o dentista a cada seis meses para uma revisão.
3. Assegure-se de que a criança faça a limpeza bucal adequada pelos menos duas vezes ao dia.
4. Assim que seu dentista recomendar, inicie o uso do fio dental diariamente.
Quando se trata de cárie, uma boca saudável começa com bons hábitos de escovação dental.